Seguidores

Reflexões de ELIANA P. CORREIA ROMERO


Produzir textos no contexto digital foi importante, pois quando outras pessoas têm a possibilidade de ler e comentar os nossos textos, nos ajuda a crescer.
Ideias novas são sempre bem vindas e cada um passa a ter uma nova visão de determinado assunto.
Eu já gosto de trabalhar com textos diversos, já faz parte da minha disciplina, a contribuição dos colegas de outras áreas é produtiva.
Agora, podendo acessar o blog do grupo, cada um pode contribuir com novos textos e ideias, na hora que quiser.
Esse contato será muito válido e importante para todos.
Agradeço aos colegas participantes e a nossa tutora Claudia.
Gostei das suas intervenções e acho que você foi bastante compreensiva e tranquila durante o curso. 
Espero que não percamos o contato.
Um grande abraço à todos!!!

Reflexões de JOAQUIM AUGUSTO DE ALMEIDA SOARES


Participar do Curso 1 do Programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade, Leitura e Escrita em Contexto Digital, foi muito importante para mim, como professor da Educação Básica na rede pública estadual, mas também para minha formação cultural pessoal.
O contato com colegas de outras regiões e de outras áreas do conhecimento em constante troca de experiências fortalece nossa formação e enriquece o trabalho em sala de aula. Pessoalmente, considero muito importante a orientação de toda a equipe de tutores formada por profissionais da educação ligados à vida acadêmica ou de alguma forma envolvidos com a melhoria da educação pública. Penso que a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação, em especial das redes sociais, tem tornado possível um novo modelo de formação continuada e reflexão sobre a prática dos professores.
Esse primeiro curso permitiu que me sentisse mais seguro quanto às possibilidades de trabalho com letramento digital, na perspectiva de torná-lo acessível a todos os nossos alunos, possibilidades essas que apontam para a democratização do conhecimento enquanto produto e produção cultural. Nesse aspecto vale ressaltar a produção e publicação de textos  no ambiente do curso e ainda nos blogs produzidos pelos grupos.
Ao trabalhar com grupos heterogêneos, o curso possibilitou uma experiência transdisciplinar mais próxima da realidade escolar cotidiana dos ensinos Fundamental e Médio, o que, sem dúvida, é mais condizente com “práticas letradas cidadãs e contemporâneas”, como esboçado no objetivo do curso.
Ao final deste primeiro curso não posso deixar de agradecer aos organizadores e aos colegas cursistas pelo empenho na produção e socialização de seus textos e experiências, em meio a tanta correria do trabalho cotidiano. Acredito que esse é um caminho alternativo frente ao pouco investimento na formação de docentes e na educação como um todo, em nosso país.

Reflexões da Ana Paula


O curso trouxe à tona uma discussão já não inédita, mas imprescindível : desenvolver comportamentos leitores e escritores em todas as disciplinas. Ou seja, ensinar a ler e escrever já não é apenas compromisso dos professores de Língua Portuguesa, mas de todos os educadores. Todos, na escola, podem somar esforços para este grande desafio.
Nesse sentido, o trabalho focou os gÊneros textuais como locomotiva , e não poderia ser diferente. Com certeza, professores de outras disciplinas, que não  a de Língua Portuguesa, também visualizaram a importância de um trabalho conjunto.
O mais legal foi que, além do conteúdo, bem oportuno diga-se de passagem, pudemos nos familiarizar com a ferramenta da informática e conhecer opiniões acerca do assunto. Gostei muito da metodologia aplicada. E, espero pelo próximo encontro.
Um forte abraço a todos os participantes e aos organizadores e tutores. 

Reflexões de Talia Pietra Soares


      As mudanças pelas quais a sociedade tem passado exigem transformações no processo de ensino-aprendizagem. Não é possível continuar educando por meio de técnicas e embasamentos pedagógicos que foram desenvolvidos visando alunos com perfis que já não mais existem. Consequentemente, os cursos de atualização necessitam se adaptar às exigências atuais e os professores precisam superar a resistência à tecnologia e à mudança, adequando-se às novas necessidades do sistema educacional,  que cada vez mais desvia o foco do professor, centrando-o no aluno. Esse foi o novo enfoque que o Curso de Práticas de Leitura na Contemporaneidade nos forneceu, exigindo que nós professores nos preocupassem mais com o aluno, respeitando sua individualidade, seus estilos de aprendizagem.
          Neste contexto, o curso mediado por computador adquire grande valor por apresentar ferramentas que propiciam a reflexão e participação ativa dos alunos, a troca de experiências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento de habilidades diversas, não apenas intelectuais, mas também sociais. 
     Sendo uma professora de química, onde dificilmente viabilizava com seus alunos atividades que contemplasse habilidades da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias o curso abriu novos rumos para minha prática docente. Além disso, a experiência de modificar alguns aspectos dentro do processo de ensino-aprendizagem utilizando-se essa ferramenta de grande interesse aos nossos alunos, que é o blog.