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Reflexões de JOAQUIM AUGUSTO DE ALMEIDA SOARES


Participar do Curso 1 do Programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade, Leitura e Escrita em Contexto Digital, foi muito importante para mim, como professor da Educação Básica na rede pública estadual, mas também para minha formação cultural pessoal.
O contato com colegas de outras regiões e de outras áreas do conhecimento em constante troca de experiências fortalece nossa formação e enriquece o trabalho em sala de aula. Pessoalmente, considero muito importante a orientação de toda a equipe de tutores formada por profissionais da educação ligados à vida acadêmica ou de alguma forma envolvidos com a melhoria da educação pública. Penso que a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação, em especial das redes sociais, tem tornado possível um novo modelo de formação continuada e reflexão sobre a prática dos professores.
Esse primeiro curso permitiu que me sentisse mais seguro quanto às possibilidades de trabalho com letramento digital, na perspectiva de torná-lo acessível a todos os nossos alunos, possibilidades essas que apontam para a democratização do conhecimento enquanto produto e produção cultural. Nesse aspecto vale ressaltar a produção e publicação de textos  no ambiente do curso e ainda nos blogs produzidos pelos grupos.
Ao trabalhar com grupos heterogêneos, o curso possibilitou uma experiência transdisciplinar mais próxima da realidade escolar cotidiana dos ensinos Fundamental e Médio, o que, sem dúvida, é mais condizente com “práticas letradas cidadãs e contemporâneas”, como esboçado no objetivo do curso.
Ao final deste primeiro curso não posso deixar de agradecer aos organizadores e aos colegas cursistas pelo empenho na produção e socialização de seus textos e experiências, em meio a tanta correria do trabalho cotidiano. Acredito que esse é um caminho alternativo frente ao pouco investimento na formação de docentes e na educação como um todo, em nosso país.