As
mudanças pelas quais a sociedade tem passado exigem transformações no processo
de ensino-aprendizagem. Não é possível continuar educando por meio de técnicas
e embasamentos pedagógicos que foram desenvolvidos visando alunos com perfis
que já não mais existem. Consequentemente, os cursos de
atualização necessitam se adaptar às exigências
atuais e os professores precisam superar a resistência à tecnologia e à
mudança, adequando-se às novas necessidades do sistema educacional, que cada vez mais desvia o foco do professor,
centrando-o no aluno. Esse foi o novo enfoque que o Curso de Práticas de
Leitura na Contemporaneidade nos forneceu, exigindo que nós professores nos
preocupassem mais com o aluno, respeitando sua individualidade, seus estilos de
aprendizagem.
Neste
contexto, o curso mediado por computador adquire grande valor por apresentar ferramentas
que propiciam a reflexão e participação ativa dos alunos, a troca de
experiências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento de habilidades diversas,
não apenas intelectuais, mas também sociais.
Sendo uma professora de química,
onde dificilmente viabilizava com seus alunos atividades que contemplasse habilidades
da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias o curso abriu novos rumos
para minha prática docente. Além disso, a experiência de modificar alguns
aspectos dentro do processo de ensino-aprendizagem utilizando-se essa
ferramenta de grande interesse aos nossos alunos, que é o blog.