Seguidores

Depoimento de Leitura de ANA PAULA CORREA GONÇALVES CRNKOVIC


Minhas melhores recordações com leitura são oriundas das conversas com minha avó paterna e das horas a fio com minha mãe.
Ainda sinto o gosto dos bolinhos que minha fazia enquanto contava histórias para mim e minha irmã. Eram, sempre os contos de fadas tradicionais, afinal, o repertório dela não era tão grande. Mas, olha, foram imprescindíveis para incentivar o gosto pela leitura entre nós.
Lembro-me que eu sempre pedia pra começar com a Cinderela, como eu gostava das repetições ! Sempre tinha um gostinho diferente apesar de sabermos como a história iria terminar.
O melhor de tudo era quando recebíamos a visita daqueles vendedores de livros e adivinhem qual foi a primeira oleção que eu e minha irmã adquirimos? Os contos de fadas, é claro. E, o momento mais marcante foi quando abri o livro pela primeira vez: parece que sinto o cheiro daquelas folhas.Tamanha era a curiosodade em saber se a história era mesmo como minha mãe contava. A vibração era tremenda quando constatávamos que era igualzinha : "- Nossa... mamãe estava certa mesmo!" ( kkk).
Já minha avó adorava contar histórias reais ( kkkk ), aquelas que chamamos de tradição oral. Vovó contava histórias de assombração e afirmava com todas as letras que foram vistos com os próprios olhos. E, querem saber? Eu não duvido não ! Morríamos de medo, mas não saíamos da sala . Para falar a verdade, até hoje tenho medo ao lembrar.
Não tenho dúvidas em afirmar que os primeiros contatos que tivemos com leitura foram  entre a família. Acho mesmo que pouco vivi a este respeito na escola, de onde não tenho recordações marcantes.
Hoje, vejo que as questões de leitura inverteram-se : nossas crianças tem pouco incentivo familiar, porém,as escolas muito investem em formação e materiais para fomentar a leitura. Penso que se as famílias se comprometessem mais com essa questão, nossas escolas teríam melhores resultados e os trabalhos seriam mais efetivos e eficazes.