Seguidores

Viagem Literária de Talia Pietra Soares


A minha viagem literária começa com o grande incentivo de meus pais, que compraram as famosas “Fábulas de Esopo” e liam inicialmente para eu dormir.  Logo, a leitura passou a ser mais um hábito adquirido. Não havia mais nenhuma possibilidade de dormir sem a leitura de pelo menos um pequeno conto encantador como “A raposa e as uvas”.
No período escolar, tive o privilégio de estudar em colégio particular portador de uma imensa biblioteca e aí sim viajei por um mundo alucinante cheio de histórias, desde Coleção Vagalume, Monteiro Lobato, Ligia Fagundes Telles, poesias de Fernando Pessoa até leituras mais sofisticadas.
Tenho na minha lembrança também que realizava inúmeras leituras obrigatórias para a escola e vestibulares, mais essas, como a própria palavra diz OBRIGATÓRIA não me levavam a lugar algum dentro da minha imaginação. Leitura prazerosa e alucinante eram aqueles títulos escolhidos com muito carinho nas estantes da biblioteca do meu colégio.
A escrita já foi um caso bem diferente. Nunca fui uma escritora, somente escrevia quando solicitado nas aulas de redação da escola. Confesso que isso era meio aterrorizante, pois tinha uma professora muito exigente, Soeli Maria, que nos amedrontava através de notas muito baixas nas redações. Produzíamos os textos, que eram corrigidos por ela e inúmeras vezes. Textos iam e vinham para a reescrita e nunca estavam bons.